Enforce Logo

5 Dicas para Conseguir a Cooperação de Outras Áreas da Empresa

Um dos maiores desafios do time regulatório é conseguir a cooperação e a proatividade das outras áreas da empresa no controle de produtos químicos.

Equipe colaborando em um escritório

Muitos profissionais de outros setores podem não saber, mas eles também são responsáveis pelos riscos de se operar com produtos controlados. Eles devem saber que também possuem responsabilidade em ajudar a empresa a se manter em compliance.

Como a Enforce nasceu dentro das grandes indústrias, sabemos exatamente como é difícil conseguir essa cooperação. Por isso, preparamos algumas dicas de como conseguir que as outras áreas cooperem mais com seu time.

1

Seu gestor deve conhecer as penalidades

Seu gestor sabe exatamente quais as multas e penalidades a sua empresa está sujeita ao operar com produtos controlados? Ele sabe das multas, paralisações e cassações que os órgãos reguladores podem aplicar? É super comum focar na explicação sobre o que são os produtos controlados e esquecer que o ponto principal dessa conversa é relativo às penalidades desses órgãos. Pode parecer óbvio, mas muitos gestores (ou líderes diretos) desconhecem bastante a legislação desses produtos. Sabemos que, ao lidarmos com outras áreas (principalmente quanto a questões polêmicas e burocráticas), é necessário o envolvimento dos gestores. Por isso, quanto mais seu gestor souber sobre produtos controlados, mais ele vai te ajudar a abordar as outras áreas.

2

Deixe seu procedimento interno 100% estruturado

Ao abordar outros profissionais, é necessário que seus procedimentos estejam muito bem estruturados, escritos e desenhados. Simplificar uma legislação tão complexa ajuda muito na cooperação das outras áreas. Lembre-se que a maioria dos profissionais desconhece totalmente qualquer questão jurídica, por isso é dever do time regulatório se fazer entendido e apresentar um material fácil de ser absorvido e compartilhado. Sem falar que um processo bem estruturado demonstra a todos que este assunto deve ser levado muito a sério.

3

Agende treinamentos rápidos com as áreas envolvidas

Como já foi dito, é dever do time regulatório se fazer entendido. Por isso, às vezes se fará necessário agendar rápidos treinamentos e revisão de procedimentos com as áreas. Sabemos o quanto pode ser difícil criar essa integração com outros setores, mas lembre-se que seu gestor (ou superiores) sabe da criticidade do assunto e sempre irá auxiliar.

4

Planilhe os processos e prazos para solução

Um dos grandes desafios no atendimento de outros setores são os prazos de licenciamento de novos produtos para que eles possam prosseguir com a compra ou venda. Os times até podem compreender que há um processo de licenciamento em espera, mas o grande problema é que cada órgão possui um prazo diferente, e essa diferença pode gerar inúmeras dúvidas e cobranças. Ao planilhar e alinhar todos os prazos, as outras áreas terão mais clareza no andamento dos processos.

5

Sempre peça apoio do responsável legal

Lembre-se que o Responsável Legal é diretamente afetado pelas legislações de produtos controlados. Em casos graves, ele pode até ser levado à delegacia algemado. Por isso, se achar que as outras áreas não estão cooperando o suficiente, talvez seja necessário que o responsável legal interfira. Pode parecer uma atitude um tanto excessiva, mas lembre-se que estamos lidando com produtos controlados e sabemos os riscos que podem causar à empresa.

Essas são dicas reais e práticas que utilizamos trabalhando na indústria. Sei como às vezes essa área pode ser um tanto quanto trabalhosa, por isso espero ter ajudado.

E você, quais as dificuldades encontra no dia-a-dia? Deixe seu comentário.

Fale com um Especialista